TRIBUTO AO VEGETAL – O TRIGO
O trigo é uma gramínea cultivada em todo o mundo, e a segunda maior cultura de cereais. Do surgimento da agricultura à invenção da escrita pelos sumérios, passando pelas primeiras formas de divisão do trabalho e as grandes navegações, o trigo está presente há cerca de 10 mil anos na história da humanidade.
Quando o homem começou a plantar e a criar animais, lá estava o trigo entre os cereais cultivados para alimentar as pessoas. O cultivo começou na Mesopotâmia, numa região chamada pelos historiadores de Crescente Fértil – área que hoje vai do Egito ao Iraque.
Os grãos de trigo eram consumidos numa espécie de papa, misturados com peixes e frutas. A “invenção” do pão é atribuída aos egípcios que, por volta de 4000 a.C, descobriram o processo de fermentação do trigo. Diz a lenda que foi levado à Itália vindo do oriente pelas mão de Marco Polo, porém, é fato bastante improvável, já que os antigos romanos já eram apreciadores de massa.
Existem cerca de 30 tipos de trigo, geneticamente diferenciados, dos quais metade é cultivada; o restante cresce de forma silvestre. O maior volume, porém, vem de três espécies, que representam mais de 90% do trigo cultivado no mundo, que são:
Triticum aestivum – Chamado de trigo comum, é o mais cultivado no planeta, respondendo por mais de quatro quintos da produção mundial. É o mais utilizado na fabricação do pão.
Triticum compactum – Conhecido também como tipo clube, tem um teor de proteínas da ordem de 8%. É utilizado para a fabricação de biscoitos e bolos mais macios e menos crocantes.
Triticum durum – Indicado para massas (macarrão), essa espécie forma um glúten mais resistente, permitindo uma textura firme após o cozimento. O grão duro não é cultivado no Brasil.
Carboidratos, proteínas, gordura, fibra, cálcio, ferro, ácido fólico. Todas essas substâncias estão presentes na farinha de trigo, uma das principais fontes de calorias para a humanidade. É o segundo alimento mais consumido no mundo. Ele, assim como o malte, a cevada, a aveia e o centeio, contêm glúten na sua composição, desta forma, não deve ser consumido por pessoas com intolerância ao glúten.
Na cozinha do Benedito o trigo é o elemento fundamental no preparo de todas as massas, além de ser utilizado para adensamento e conferir cremosidade a alguns molhos e recheios. Utilizamos dois tipos de trigo: o comum na forma da farinha branca 00 e farinha integral e o trigo duro ou sêmola em farinha também.
Creditos
Pagina da ABITRIGO www.abitrigo.com.br
A grande cozinha: massas (v.01). São Paulo, Abril 2007
http://faostat.fao.org/ FAOSTAT
Adoro massas com grano duro!
Curti o texto!
=)
CurtirCurtido por 1 pessoa